Início / Blog

Notícias, novidades e eventos

Como lidar com a Catarata?

Como lidar com a Catarata? Como lidar com a Catarata?

A catarata é uma doença que não causa dor e que afeta o cristalino do olho, levando à perda progressiva da visão. Isto acontece porque o cristalino, que é uma estrutura transparente que se localiza atrás da pupila, funciona como uma lente e está relacionado com o foco e a leitura.

Na catarata, o cristalino fica opaco e, nos casos mais avançados, o olho aparenta estar esbranquiçado, reduzindo a visão que se torna embaçada e causando aumento da sensibilidade à luz, por exemplo.

A principal causa dessa doença é o envelhecimento do cristalino e, por isso, é muito frequente na população idosa, porém também pode ser causada por outros fatores, como diabetes, uso indiscriminado de colírios ou medicamentos com corticoides, pancadas, infecção ocular ou tabagismo. A catarata tem cura, porém a cirurgia deve ser realizada assim que for feito o diagnóstico para evitar comprometimento total da visão.

Principais sintomas

A principal característica da catarata é a diminuição da visão, porém outros sintomas que podem surgir são:

• Dificuldade para enxergar e perceber imagens;
  • Enxergar pessoas distorcidas e com contornos borrados e disformes;
  • Enxergar objetos e pessoas duplicados;
  • Visão embaçada;
  • Sensação de enxergar a luz brilhando com mais intensidade e com formação de halos ou auréolas;
  • Aumento da sensibilidade à luz;
  • Dificuldade para distinguir bem as cores e identificar tons semelhantes;

Estes sintomas podem aparecer juntos ou separados, devendo ser avaliados por um médico oftalmologista para que seja feito o diagnóstico e o tratamento adequado possa ser estabelecido.

Como é feito o tratamento

O único tratamento capaz de curar a catarata é a cirurgia em que o cristalino é retirado e é inserida uma lente artificial no lugar. Saiba mais sobre a cirurgia da catarata.

Como prevenir a catarata

Alguns cuidados podem ser tomados para prevenir o aparecimento da catarata, como:

• Fazer exames oftalmológicos regularmente;
  • Não utilizar colírios e tomar medicamentos, principalmente corticoides, sem recomendação médica;
  • Usar óculos de sol, para diminuir a exposição à radiação ultravioleta;
  • Parar de fumar;
  • Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Controlar o diabetes;

Além disso, é importante manter uma dieta saudável rica em vitaminas A, B12, C e E, minerais como cálcio, fósforo e zinco e antioxidantes como ômega 3 presentes em peixes, algas e sementes como chia e linhaça, por exemplo, pois podem ajudar a prevenir alterações nos olhos devido ao envelhecimento natural.

Se você está procurando uma clínica especializada e profissionais capacitados para te ajudar a cuidar da saúde da sua visão e da sua família, na Clínica Vendramini você encontra os melhores tratamentos e soluções ideias para vocês. Agende uma consulta, venha nos conhecer!

Fonte: https://www.tuasaude.com/catarata/

Categories